Temperos: como utiliza-los melhor.

29 de nov. de 2010

Bom dia pessoas!
Hoje antes de começar o post eu gostaria de pedir um favorzinho a voces. Comentem, mandem emails com as dicas que gostariam de ver aqui, sobre mais o que querem que eu fale, e se testarem alguma dica, nos envie, quem sabe voces nao aparecem aqui contanto a experiencia?
É muito mais legal e gratificante escrever sobre coisas que sabemos que voces querem ler!

Então, vamos ao post de hoje? Hoje eu vou dar diquinhas sobre temperos:


* É importante lembrar que temperos (principalmente os que levam sal) são corrosivos e não faz bem guarda-los em armarios de metal, pois certamente eles vão enferrujar. E é importante armazená-los em recipientes bem vedados.
* Algumas pessoas batem o alho no liquidificador. Isso é otimo, pratico, mas precisamos tomar um cuidado: Não bata demais o alho, pois se ele sumir não vai dar gosto depois nos alimentos, ele perde totamente as propriedades (Experiencia propria).
* Para temperar carnes, tempere-as ainda cruas, pois elas pegam melhor o tempero. Para provar, é so lavar a mão, passar a mao na carne temperada, e provar o "gostinho da mão".

Conservando alguns temperos:

* Alho: se as cabeças de alho estão querendo começar a murchar e estragar, descasque cada dente, coloque em um vidro com tampa e cubra com óleo de cozinha. Guarde na geladeira.
PS: Se voce substituir o oleo por azeite, depois podera usa-lo como azeite aromatizado.

* Limão: se usou apenas metade do limão, coloque água filtrada até cobrir o fundo de uma vasilha pequena. Coloque a metade não usada do limão com a parte cortada em contato com a água. Tampe e guarde na geladeira.

* Pimenta fresca: lave as pimentas apenas com água e retire os talos. Agora você pode: ou colocar numa vasilha plástica e congelar; ou colocar numa garrafa de vidro, adicionar uma colher (sopa) de sal, cobrir com vinagre e deixar na geladeira.  

* Temperos desidratados: geralmente esses temperos tem validade de 2 anos por isso não é necessario muita preocupaçao com eles.

PS: algumas dessas dicas já dei também nesse post aqui, sobre armazenagem de alimentos, mas achei que fosse legal colocar aqui também já que estamos falando de conservaçao  de temperos que não deixa de ser alimento né?

Bom por hoje é isso meninas, espero que tenham gostado. Estou esperando os emails e comentarios viu?

Fatinha

Posts Relacionados

2 comentários:

Taty e familia abençoada!!! disse...

Fatinha, adorei suas dicas, muito útil,em se tratando de alho, para descasca-lo com mais facilidade coloque-os em um copo com agua por 10 minutos, a casca vai soltar mais facil.

Janaína Macedo disse...

O que seria da comidinha sem um bom tempero, não é?
É ótimo poder usar esses truques que facilitam!
Lindo o site, parabéns!
Beijos!

Postar um comentário